A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso sequenciou e identificou uma nova subvariante da Covid-19 aqui no estado. É a JN 2.5, que é uma variação da Ômicron.
Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil, que já foi identificada no Canadá, na França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e no Reino Unido.
A pesquisa no Mato Grosso foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro deste ano e apontou que quatro mulheres tiveram o exame positivo para a nova Sepa e foram hospitalizadas. Três pacientes já receberam alta médica, apresentam quadros estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento. Uma quarta paciente tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e acabou morrendo. No entanto, a vigilância ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a Covid-19.
A partir das informações coletadas nessa pesquisa, a Vigilância em Saúde e o Laboratório Central do Estado estão atuando para compreender o caminho percorrido para que a nova variante chegasse até Mato Grosso. Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, o cenário não deve ser sinônimo de pânico, mas é preciso que as pessoas estejam alertas aos sintomas gripais.